Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest Market News

Acron e YPFB formam joint venture de adubos

  • Spanish Market: Fertilizers, Natural gas
  • 26/06/18

A estatal boliviana YPFB e a fabricante russa de adubos Acron formarão uma joint venture para produzir e vender fertilizantes químicos na América Latina.

O president boliviano Evo Morales anunciou um acordo inicial com a Acron em sua visita à Rússia entre 13-14 de junho. Uma delegação da Acron esteve na Bolívia antes da viagem de Morales para examinar a planta boliviana de 700.000 t/ano de ureia e amônia inaugurada no ano passado na região de Cochabamba, no sul do país.

O ministro de hidrocarbonetos Luis Sanchez disse na semana passada que o acordo não só envolveria vendas à Acron, mas também uma parceria para produção e distribuição na Bolívia e em duas plantas que a Acron poderia adquirir no Brasil.

"Formaremos uma joint venture para vender ureia produzida na Bolívia e em duas plantas brasileiras por toda a América Latina", disse Sanchez.

A Acron abriu negociações em maio para comprar duas plantas de fertilizantes da Petrobras: a Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná, e a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3), em Mato Grosso do Sul. A Ansa tem capacidade produtiva de 700.000 t/ano de ureia e 475.000 t/ano de amônia. Já a UFN-3 ainda está em construção, mas deverá ter capacidade similar. O investimento pode alcançar $1 bilhão, e as negociações devem durar 90 dias.

A Acron disse que a América Latina já é seu principal mercado consumidor e absorve 1,3 milhão de t/ano de fertilizantes. O Brasil se destaca como o maior mercado individual.

A Bolívia tem um contrato de exportação de 350.000 t/ano de ureia ao Brasil, e também embarca o adubo aos vizinhos Argentina, Peru e Paraguai.

O acordo entre YPFB e Acron também prevê que a empresa russa adquirirá 4 milhões de m3/dia de gás boliviano para abastecer suas plantas brasileiras. A Bolívia já exporta gás ao Brasil, transportando uma média de 22,57 milhões de m3/dia entre janeiro-abril deste ano. O acordo de exportação se encerra no próximo ano. A Bolívia também envia gás à Argentina, a uma média de 13,76 milhões de m3/dia nos quatro primeiros meses do ano.

Morales disse que nomeará um emissário presidencial cujo trabalho será garantir que a Bolívia se beneficie plenamente dos acordos com a Rússia.

Quanto a outros negócios de empresas russas na Bolívia, a produtora de gás Gazprom concordou em investir $1,22 bilhão para desenvolver o campo de gás Vitiacua na Bolívia em uma joint venture com a YPFB. A empresa russa também firmou uma acordo com a francesa Total no distrito de Azero, no sul da Bolívia.


Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more