A Ultracargo Logística, subsidiária do grupo Ultrapar, adquiriu 50pc da Opla, terminal independente de etanol, localizado em Paulínia, em São Paulo.
A Ultracargo assinou um contrato de R$237,5 milhões para a compra da fatia detida pela Copersucar, trader global de açúcar e etanol, no terminal. A operação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Opla possui capacidade de tancagem de 180.000m³ e oferece soluções integradas de armazenagem e logística por meio dos modais ferroviário, dutoviário e rodoviário.
O terminal era controlado em conjunto pela BP Biofuels Brazil Investments e pela Copersucar, cada uma com 50pc. Com a aprovação da aquisição, Ultracargo e a BP serão co-controladoras da Opla.
A compra marca a entrada da empresa no segmento de armazenagem e logística de granéis líquidos no interior, integrado a terminais portuários.
"A Opla é um ativo estratégico na cadeia de distribuição de etanol e derivados, com alto potencial de crescimento", de acordo com a Ultracargo.
O grupo Ultrapar também controla a distribuidora de combustíveis Ipiranga.

