Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest Market News

Raízen quer produzir etanol 2G no MS

  • Spanish Market: Biofuels, Natural gas
  • 02/08/23

A gigante sucroalcooleira Raízen investirá R$1,3 bilhão para produzir etanol celulósico ou de segunda geração (2G), em sua unidade em Caarapó, no Mato Grosso do Sul, o quarto maior estado produtor de cana-de-açúcar do país.

A empresa revelou seus planos de expansão durante uma reunião com o governador Eduardo Riesel e sua equipe, na terça-feira, em São Paulo, em um evento de negócios organizado pelo governo do Mato Grosso do Sul.

Detalhes, incluindo volumes de produção e cronograma de construção, não foram divulgados.

Jaime Verruck, secretário titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do estado, elogiou o anúncio da Raízen e disse que a instalação "permite uma ampliação significativa dos créditos de carbono", à medida que o Brasil visa zerar as emissões até 2050.

O etanol celulósico é feito com bagaço – biomassa originada no processo de moagem da cana-de-açúcar –, além de pedaços e folhas descartadas na colheita da matéria-prima. O preço desse produto obtém um prêmio de 70pc em relação ao etanol convencional no mercado internacional, de acordo com a Raízen.

Em 2021, a empresa anunciou a expansão de sua produção de etanol 2G de um único protótipo de usina para 20 novas unidades de biocombustíveis avançados, em 10 anos, e 25 plantas, a longo prazo.

Verruck também informou que a Atvos, ex-braço de açúcar e álcool da Novonor (antiga Odebrecht), deve investir R$3 bilhões na produção de biogás à base de resíduos da moagem de cana-de-açúcar.

Em 2021, a Raízen comprou a Biosev, concorrente que pertencia à trading francesa Louis Dreyfus, em uma transação que envolveu dinheiro e ações. A fusão incluiu três unidades da Biosev no Mato Grosso do Sul – Caarapó, Maracaju e Rio Brilhante.


Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more