Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest Market News

Cade aprova compra de ativos da Granol pela Cargill

  • Spanish Market: Agriculture, Biofuels
  • 13/09/23

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira a venda de três plantas de esmagamento de soja e produção de biodiesel da Granol para a trading norte-americana Cargill. Entre os ativos negociados também estão quatro armazéns.

A Granol vendeu uma unidade em Goiás (565.750 m³/ano), uma no Rio Grande do Sul (340.545 m³/ano) e outra em Tocantins (292.000 m³/ano). O acordo inclui ainda três armazéns de grãos no Tocantins e um em Goiás.

A transação foi comunicada ao órgão antitruste em 18 de agosto. Os ativos que não fazem parte do negócio serão separados e transferidos para uma nova empresa, de propriedade dos acionistas da Granol.

No processo, a Cargill justificou ao Cade que o negócio é uma oportunidade de expandir sua produção de biocombustíveis no Brasil. A empresa sediada em Mineápolis tem uma fábrica de biodiesel em Três Lagoas (MS) com capacidade produtiva de 352.200 m³/ano, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O negócio permitirá à Granol reduzir sua dívida, segundo o documento. A Granol transferirá suas fábricas de biodiesel, estoques de soja e armazéns para a Cargill até o fim de 2023, disse uma fonte envolvida na transação à Argus.

Armazéns à venda

Além dos ativos que serão transferidos para a Cargill, a Granol ainda possui diversos armazéns espalhados pelo país que também serão colocados à venda.

A empresa sediada em São Paulo não incluiu no acordo ativos de esmagamento de soja nas cidades paulistas de Bebedouro e Osvaldo Cruz. Os acionistas da Granol planejam construir armazéns na região devido ao aumento da produção de soja e amendoim no estado.


Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more