Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest Market News

Usina de milho da Cerradinho recebe licença para operar

  • Spanish Market: Agriculture, Biofuels
  • 24/10/23

O governo de Mato Grosso do Sul autorizou a empresa de bioenergia Cerradinho a iniciar as operações da usina de etanol à base de milho Neomille, em Maracaju.

A nova unidade terá capacidade de processamento de 608.000 t/ano de milho e 280.000 m³/ano de etanol, em sua primeira fase. Há a expectativa de que a planta comece, em breve, a segunda fase do projeto, visando expandir essa capacidade.

A Neomille também produzirá 165.000 t/ano de grãos secos de destilaria (DDG, na sigla em inglês) e 11.000 t/ano de óleo de milho. A usina gerará 52 GWh/ano de eletricidade e 135.000 créditos de descarbonização (Cbios) por ano.

A Cerradinho pretende iniciar as operações em dezembro. A inauguração oficial deve acontecer em janeiro, de acordo com o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do estado, Jaime Verruck.

Os investimentos no projeto atingem R$1 bilhão.

A empresa recebeu a licença de instalação da usina em junho de 2022. "Estamos finalizando a construção muito rápido", afirmou Renato Pretti, diretor de novos negócios e planejamento estratégico da Cerradinho.

A unidade de Maracaju será a primeira usina da Cerradinho que produzirá exclusivamente etanol à base de milho. A companhia ingressou na indústria de etanol de milho em outubro de 2019, com uma usina flex em seu complexo de etanol de cana-de-açúcar em Chapadão do Céu, em Goiás.


Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more