Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest Market News

Conab: Clima impulsiona safra de cana-de-açúcar

  • Spanish Market: Biofuels
  • 20/04/23

A moagem de cana-de-açúcar cresceu 5,4pc na safra de 2022-23, com o aumento da produtividade, em meio às condições climáticas favoráveis, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A processamento total de matéria-prima da safra de 2022-23, de 1 de abril de 2022 a 1 de abril de 2023, totalizou 610,1 milhões de t, em comparação a 578,7 milhões de t na temporada anterior.

Os volumes mais altos de cana-de-açúcar processada – apesar da redução na área de colheita – são, majoritariamente, resultado de melhores condições climáticas nas principais regiões produtoras, segundo a Conab.

"A temporada foi marcada pelos níveis de chuva mais baixos, com uma série de ondas de frio pelo Centro-Sul. Ainda assim, a produtividade da safra cresceu 6,1pc, em comparação com 2021-22, quando o clima foi ainda mais adverso", disse o superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Aroldo Neto.

As áreas destinadas à atividade canavieira tiveram uma suave queda, de 8,3 milhões de hectares (ha) para 8,2 milhões de ha. O recuo ocorreu em meio à competição entre a plantação de cana-de-açúcar e outras culturas em áreas crescentes, especialmente na região Sul.

Nos últimos anos, cultivos de soja, milho e cevada e pasto têm substituído a cana-de-açúcar no Sul. A área utilizada para a plantação da matéria-prima foi a terceira menor na série histórica da Conab.

Os produtores têm optado por combinar as culturas de soja e milho na mesma área, ao invés de plantar cana-de-açúcar, já que a primeira escolha tem sido mais lucrativa.

Por outro lado, houve um aumento da área plantada no Nordeste, ao passo que produtores retomaram o plantio de cana nas terras que foram abandonadas ou direcionadas para outros produtos na temporada passada. No Centro Sul, a área total plantada ficou estável, mas a produtividade subiu.

Produção de etanol

Com mais cana-de-açúcar, tanto a produção de etanol quanto a de açúcar cresceram, de acordo com a Conab.

A produção do adoçante avançou 6pc, para 37 milhões de t, com as usinas reequilibrando o mix e abrindo espaço para a produção de açúcar, à medida que as vendas de etanol hidratado ficaram pressionadas na bomba.

Já a produção total de etanol do Brasil – excluindo o biocombustível à base de milho – atingiu 26,5 milhões de m³, alta de 0,5pc na base anual.

O etanol anidro representou a maior parte do crescimento da produção este ano, totalizando 11,49 milhões de m³, aumento de 12pc em relação ao ciclo anterior. Já a produção de etanol hidratado recuou 7pc, para 15,04 milhões de m³, em reflexo de revisões no regime tributário do país que prejudicaram o consumo do biocombustível na bomba.

O etanol à base de milho ajudou a compensar algum declínio na produção do biocombustível à base de cana. O processamento de etanol à base de milho cresceu 14pc, registrando 3,97 milhões de m³. O anidro de milho subiu 52pc, para 1,47 milhão de m³. Para o hidratado, o resultado foi de 2,49 milhões de m³, queda anual de 0,3pc.

O Brasil exportou 2,84 milhões de m³ de etanol na temporada de 2022-23, aumento de 58pc em comparação à safra passada, com produtores enviando parte do excesso de oferta para exportação, enquanto o mercado interno não mostrou sinais de recuperação e a gasolina ficou mais vantajosa na bomba.

Preços melhores, dólar norte-americano forte em relação ao real, oferta reduzida de petróleo e mudanças na demanda global por combustíveis, principalmente na Europa, são alguns dos fatores que levaram ao crescimento das exportações de biocombustíveis, informou a Conab.

As exportações de etanol para Amsterdã-Roterdã-Antuérpia (ARA) – porta de entrada para a maioria das importações na União Europeia – representou 31pc do total embarcado durante o ciclo de 2022-23. A Coreia do Sul, por sua vez, recebeu 27pc, seguida pelos Estados Unidos, com 15pc.

Já as importações de etanol caíram 43pc em comparação ao ano anterior, somando 215.000m³. O etanol à base de milho dos EUA correspondeu a 55pc do total. Virtualmente, todo o restante chegou do Paraguai, que representou 44pc do volume geral.


Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more