A movimentação de carga no porto de Paranaguá, no Sul do Brasil, caiu 2pc para 5,4 milhões de toneladas (t) em abril, liderada por menores exportações de, principalmente, soja, açúcar e derivados de petróleo.
As exportações totalizaram 3,5 milhões de t no mês passado, uma queda de 7pc no ano. Os embarques de soja a partir do porto paranaense alcançaram 2,1 milhões de t, queda de 7pc na comparação anual. As exportações de açúcar totalizaram 151.434t, queda de 37pc em relação a abril de 2020. As exportações de derivados de petróleo caíram 33pc, para 38.683t.
O volume excepcionalmente alto de chuvas também afetou os embarques em Paranaguá, segundo a autoridade portuária.
As importações chegaram a 1,9 milhão de t em abril, alta de 8,2pc no ano. As chegadas de fertilizantes totalizaram 830.191t, um aumento de 13pc em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Em comparação com março, a movimentação de cargas em Paranaguá caiu 4,1pc, em meio à desaceleração das exportações de soja.
A movimentação de cargas também subiu na comparação anual. Até abril, o porto movimentou 18,2 milhões de t, aumento de 1pc em comparação com o mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, o porto exportou 4,9 milhões de t de soja e 591.538t de milho. As importações de fertilizantes atingiram 3,2 milhões de t.
O porto de Paranaguá também movimenta outras commodities como combustíveis, trigo e óleos vegetais, além de bens industriais.

