A empresa brasileira de biocombustíveis BSBios iniciou a construção de sua biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, no valor de $1 bilhão.
Com início das operações previsto para 2025, o projeto resultará na primeira grande produtora sul-americana de óleo vegetal hidratado (HVO, na sigla em inglês, também conhecido como diesel verde), biocombustível de jato ou querosene de aviação verde (SPK, na sigla em inglês) e nafta verde.
A construção das estradas de acesso ao local do projeto, em Villeta, a cerca de 45 km de Assunção, começou no início de novembro. O local foi ampliado para 484 hectares (ha) de um original de 70 ha para permitir um acesso de 220 metros à ferrovia Villeta-Alberdi e ao rio Paraguai, melhorando a logística para transportar sua produção de biocombustíveis.
A biorefinaria também será adjacente à subestação elétrica Buey Rodeo.
"O terreno nos permite expandir no futuro, com mais área para desenvolver um porto e assumir parceiros", disse o acionista majoritário, Erasmo Carlos Battistella. O projeto recebeu o status de livre comércio do governo paraguaio em setembro de 2020 por um período de 30 anos, com potencial para uma extensão por mais 30 anos.
A Omega Green assinou contratos no início deste ano com as petroleiras Shell e BP para 90pc da produção futura de HVO. Sob os termos dos contratos, os compradores têm a opção de comprar HVO ou SPK. A empresa também está negociando contratos de longo prazo de nafta verde com empresas petroquímicas globais.

