O plantio da safra de inverno de milho no estado do Paraná continua a avançar rapidamente, quase dobrando em relação à última semana, enquanto a colheita da soja e da primeira safra de milho também avançam, porém em ritmo mais lento.
Até 7 de fevereiro, a segunda safra de milho já estava 19pc plantada, aumento de 9 pontos percentuais sobre os 10pc da semana passada e 16pp acima do ritmo de um ano atrás, de acordo com o Departamento de Economia Rural do estado (Deral-PR).
A condição das lavouras permaneceu inalterada, com áreas avaliadas como de qualidade boa e média em 85pc e 15pc, respectivamente.
A colheita da safra de milho verão 2021-22 subiu 5 pontos, de 14pc para 19pc. O ritmo atual também está à frente dos 10pc registrados nesta mesma época do ano passado.
A qualidade das lavorou aumentou ligeiramente durante a semana. Áreas consideradas em boas condições aumentaram 1pp, para 40pc, enquanto aquelas avaliadas como de qualidade média caíram para 36pc. Lavouras em condições ruins permaneceram com 24pc.
Para a soja, a colheita desta temporada está agora 15pc concluída, ante 11pc há uma semana. Nesta mesma época do ano passado, a colheita da soja 2020-21 havia acabado de começar, com 1pc completo.
O Paraná é um dos maiores estados produtores de grãos e oleaginosas do Brasil. O relatório mensal mais recente publicado pelo Deral estimou uma produção de 2,7 milhões de t para o milho verão, queda em relação aos 4,2 milhões de t estimados inicialmente.
A safra 2021-22 do milho inverno do estado deve alcançar 15,1 milhões de t, volume três vezes maior que em 2020-21.
O Deral também estimou uma produção de 12,8 milhões de t para a atual safra de soja, 39pc abaixo das projeções iniciais.

