A produção de etanol no cinturão canavieiro do Centro-Sul brasileiro aumentou 1,3pc na primeira quinzena de julho, graças à abundância de matéria-prima disponível para processamento nas usinas.
Os produtores do Centro-Sul entregaram 2,26 milhão de m³ de etanol ao mercado na primeira metade deste mês, em comparação com 2,23 milhões de m³ no mesmo período em 2022, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).
A produção de etanol anidro – usado na mescla com a gasolina – intensificou a alta, registrando 964.000m³, alta de 1,6pc na base anual. Já o processamento de etanol hidratado totalizou 1,29 milhão de m³, ganho de 1,1pc em comparação ao ano passado.
Na quinzena, o mix de produção ficou dividido igualmente entre etanol e açúcar, contra os 53pc para o biocombustível no mesmo período de 2022.
Esse movimento não surpreendeu participantes de mercado, visto que as usinas brasileiras têm desviado mais cana para produzir o adoçante do que na safra anterior, em meio à queda da demanda por etanol na bomba.
Ainda assim, a produção do biocombustível cresceu nos últimos meses, graças ao aumento na disponibilidade de matéria-prima.
A produção total de etanol, desde o início do ciclo de 2023-24 da safra do Centro-Sul, de 1 de abril a 16 de julho, atingiu 11,9 milhões de m³, elevação de 5,9pc frente aos níveis da mesma época no ano passado.
Os produtores do Centro-Sul moeram 48,3 milhões de t de cana-de-açúcar na primeira metade de julho, crescimento de 4,2pc em relação ao mesmo intervalo em 2022. Já o processamento acumulado desde 1 de abril registrou 258,2 milhões de t, avanço de 10pc.
Vendas de etanol
As usinas do Centro-Sul venderam apenas 1,1 milhão de m³ na primeira quinzena de julho, uma queda de 7,3pc em relação ao mesmo período de 2022.
As exportações representaram 88.659m³, mais do que triplicando os níveis do ano passado. Já no mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado caíram para 561.043m³, uma retração de 24pc em relação ao mesmo período de 2022, enquanto as vendas de anidro aumentaram 6,9pc, para 495.755m³.
As vendas acumuladas de etanol pelos produtores do Centro-Sul desde o início da safra 2023-24 caíram 0,8pc no ano, para 8,21 milhões de m³, segundo a Unica. As exportações totalizaram 466.498 m³, uma queda de 11pc em relação ao ano anterior.

