A distribuidora Ipiranga vai comercializar um novo diesel coprocessado no Paraná para ampliar seu portfólio de combustíveis renováveis.
O Ipimax Diesel 5 (R5) inclui 5pc de diesel coprocessado feito com óleo vegetal, além do mandato obrigatório de mistura de biodiesel no óleo diesel, de 12pc. O novo produto começou a ser utilizado na cidade de Araucária, no Paraná, em seu sistema de transporte público.
O lançamento da Ipiranga está em linha com a jornada do setor para enfrentar a transição energética do Brasil. A Petrobras começou a produzir o diesel R5 na refinaria de Araucária, no Paraná, e, neste ano, anunciou planos de iniciar a produção na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em São Paulo.
O diesel R faz parte do programa BioRefino da Petrobras, que investirá quase $600 milhões para gerar combustíveis sustentáveis nos próximos cinco anos.
A distribuidora de combustíveis Vibra Energia realizou os primeiros testes comerciais de diesel renovável em linhas de ônibus em Curitiba, no Paraná, em setembro de 2022.

