Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest market news

Preços globais do enxofre devem permanecer elevados

  • : Fertilizers
  • 26/01/02

Os preços globais de enxofre devem permanecer firmes no primeiro trimestre de 2026, sustentados pela alta demanda e pela manutenção das restrições de oferta nos mercados do Oriente Médio e do Mar Negro.

Os preços subiram acentuadamente em 2025, com os preços de enxofre granulado no fob Oriente Médio mais que triplicando, passando de $170/t no início de 2025 para $520/t no fim do ano, de acordo com a faixa semanal publicada pela Argus. Os principais mercados seguiram a mesma tendência, com os preços na Índia e Indonésia na base cfr subindo para $543/t e $547/t, respectivamente, ante $186/t e $187/t no início de 2025.

Os preços na base cfr China, no entanto, ficaram abaixo dos níveis fob, com compradores optando por reduzir os estoques portuários e a oferta doméstica, rejeitando ofertas de importação. As expectativas de uma paralisação nas exportações de fosfatados da China até agosto de 2026 reduziram ainda mais a demanda por importações, criando uma disparidade entre os preços fob e cfr. O preço mais recente apurado pela Argus para o enxofre granulado ficou em $505/t cfr China em 18 de dezembro.

Restrições na oferta

As interrupções no fornecimento têm sido um importante fator para essa alta nos preços.

No Oriente Médio, a redução da produção na Arábia Saudita e no Catar por causa de manutenções, uma paralisação na refinaria de Al-Zour, no Kuwait, e a menor produção de enxofre do Irã criaram um déficit regional.

A proibição de exportação da Rússia — em vigor desde novembro e com grande expectativa de extensão até o início de 2026 — restringiu ainda mais a disponibilidade global. A menor produção no Cazaquistão e os desafios logísticos no terminal do Consórcio de Gasoduto Cáspio (CPC, na sigla em inglês), no Mar Negro, também pressionaram a oferta global.

Demanda crescente

Do lado da demanda, a Indonésia liderou o crescimento em 2025. A nova capacidade de queima de enxofre — principalmente para produzir intermediários de níquel, como mate de níquel e precipitado de hidróxido misto (MHP) — adicionou uma demanda significativa em 2025.

A demanda da Indonésia deverá aumentar ainda mais em 2026, com quatro novos queimadores de enxofre, que adicionarão 1,97 milhão de t por ano à demanda total, consolidando a posição do país como o terceiro maior importador mundial de enxofre, depois da China e do Marrocos. A Indonésia importou 4,11 milhões de t de enxofre nos primeiros 11 meses de 2025, aumento em relação às 3,37 milhões de t do ano anterior. A queda na produção de fundições de cobre locais, como Manyar (da Freeport McMoran) e Batu Hijau (da Amman Minerals), também deve levar compradores a dependerem mais das importações.

Embora tenha ocorrido alguma redução na demanda global por causa das margens inviáveis no setor de transformação, com exceção dos grandes produtores de fertilizantes e metais, a demanda total ainda deve superar a oferta a curto prazo. Os preparativos para a aplicação sazonal de fertilizantes e a demanda de compradores chineses por cargas antes do feriado do Ano Novo Lunar, em fevereiro de 2026, provavelmente sustentarão os preços do enxofre no primeiro trimestre de 2026.

Os atuais preços máximos implementados para o ácido sulfúrico no mercado interno chinês, além das instruções para priorizar o fornecimento doméstico em detrimento das exportações, podem manter a disponibilidade de ácido sulfúrico restrita e sustentar os preços tanto do enxofre quanto do ácido sulfúrico.

A alta nos preços do enxofre em 2025 também alterou os fundamentos do mercado de enxofre fundido, tradicionalmente estável, com discussões sobre prêmios mais altos para contratos para cargas de 2026 para os principais compradores chineses, fornecidos pela Coreia do Sul e pelo Japão. Isso pode exercer pressão adicional sobre os produtores químicos que dependem de enxofre fundido.


Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more