A trading suíça Mercuria suspenderá as operações no Brasil a partir de agosto, em meio à lenta transição do mercado de combustíveis.
A Mercuria iniciou as operações no Brasil em 2016, por meio da subsidiária Flamma, importando diesel e gasolina pelos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Aratu (BA).
Nos últimos dois anos, a empresa concentrou esforços em Paranaguá. A Mercuria decide deixar o Brasil depois de ter os resultados afetados em função de períodos de arbitragem fechada.
A abertura do mercado de downstream segue lenta no país, situação agravada pela pandemia de Covid-19, com a interrupção das negociações e leilões para venda das refinarias da Petrobras. Inicialmente, a estatal previa que o processo estivesse concluído até o fim de 2021. O Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, é o único participante que já está no processo de aquisição da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada na Bahia e com capacidade de 333.000 b/d. A transação deve ser concluída no terceiro trimestre.
Procurada, a Mercuria não respondeu à Argus.

