Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest market news

Tereos amplia utilização de vinhaça nos canaviais

  • Market: Biofuels, Fertilizers
  • 09/11/22

A empresa francesa de açúcar e etanol Tereos anunciou o investimento de cerca de R$23,5 milhões em um projeto para ampliar a utilização de vinhaça para fertilização de seus canaviais no Brasil.

A produção sucroalcooleira gera grandes quantidades de subprodutos, como torta de filtro e vinhaça, que podem ser utilizados no tratamento do solo ou como substitutos de fertilizantes de fósforo e potássio.

A Tereos visa aumentar o uso desses subprodutos para diminuir sua dependência de fertilizantes químicos, cujos custos subiram no ano passado.

Atualmente, todas as unidades do grupo contam com a aplicação de vinhaça localizada, mas o investimento aumentará a área coberta em cerca de 40.000 hectares, segundo a Tereos.

A iniciativa é sustentável porque "aproveita os resíduos da principal matéria-prima [da empresa], a cana-de-açúcar", disse o superintendente de operações agroindustriais da Tereos, Everton Carpanezi, em comunicado.

Na área agrícola, o foco do investimento foi na padronização e otimização da performance dos aplicadores, bem como na aquisição de novos equipamentos. Além disso, a empresa investiu em melhorias na estrutura de carregamento e bombeamento de vinhaça, além de estratégias para redução de gargalos logísticos.

Já na indústria, os esforços visam garantir uma vinhaça com maior concentração de potássio para otimização das aplicações no campo, como o maior controle da fermentação e a separação de água residuária, disse a companhia.

O anúncio da Tereos está em linha com a guinada entre agricultores brasileiros para o uso de inoculantes e biofertilizantes, já que o custo crescente dos fertilizantes tradicionais reforça a necessidade de explorar as reservas de nutrientes acumuladas no solo.

A Tereos iniciou a safra 2022-23 com plano de esmagar 17 milhões de t de cana-de-açúcar, 9pc acima da safra 2021-22. À época, a companhia planejava destinar 65pc da cana para a produção de açúcar e os 35pc restantes para etanol.


Sharelinkedin-sharetwitter-sharefacebook-shareemail-share
Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more