Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest market news

CNPE: Mistura de biodiesel sobe para 12pc

  • Market: Biofuels, Oil products
  • 17/03/23

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta sexta-feira o mandato de mistura de biodiesel ao óleo diesel em 12pc a partir de abril, após reunião que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O mandato obrigatório de mescla de biodiesel ao diesel crescerá todo mês de abril até 2026, começando com 12pc neste ano e subindo para 13pc em 2024, 14pc em 2025 e 15pc em 2026.

A data para a entrada em vigor dos aumentos poderá ser antecipada, com base em avaliações do CNPE sobre oferta, demanda e impactos econômicos, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão "resgata o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e reforça a estratégia nacional de transição energética".

Silveira estima que a produção do biocombustível avançará dos atuais 6,3 milhões de m³/ano para mais de 10 milhões de m³/ano. O ministro também espera que as importações de diesel tenham redução de 1 milhão de m³ neste ano e de 4 milhões de m³ em 2026.

Em novembro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro diminuiu a mistura para 10pc durante todo o ano de 2022, como parte de um esforço para conter a alta de preços do diesel no varejo. Esse patamar foi estendido em novembro de 2022 até março de 2023.

A decisão do CNPE foi bem recebida por produtores, à medida que a maioria já esperava uma elevação para 12pc em abril.

O plano de subir a mistura em 1 ponto percentual por ano até 2026 para atingir 15pc surpreendeu, já que a maioria previa que o mandato atingiria 15pc em março de 2024.

Operadores de usinas preveem que os estoques de biodiesel montados em fevereiro e março serão utilizados para atender à demanda crescente no início de abril.

"Esta iniciativa traz previsibilidade e segurança jurídica para que a cadeia do biodiesel intensifique seus investimentos e coloca o Brasil definitivamente no caminho da liderança mundial da descarbonização da matriz ciclo diesel", informou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A tão esperada decisão do governo tende a destravar os negócios no mercado no próximo mês. O prazo para envio dos dados de contrato à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é 25 de março.


Sharelinkedin-sharetwitter-sharefacebook-shareemail-share
Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more