A Mubadala Capital, que investe dinheiro do fundo soberano de Abu Dhabi, adquiriu uma participação de 10pc na Atvos Bioenergia, holding que controla a empresa produtora de açúcar e etanol.
As ações adquiridas eram detidas pelo conglomerado Novonor (antiga Odebrecht), que deixa de compor o quadro acionário da Atvos Bioenergia. Os 90pc restantes pertencem à Soneva Energias Renováveis. Os valores da transação não foram divulgados.
A Atvos Bioenergia possui 68,5pc da Atvos Participações, onde estão concentradas as operações da produtora de biocombustíveis. A Mubadala Capital já detém os outros 31,5pc desde o fim do processo de recuperação judicial da Atvos, em 15 de setembro.
A Atvos está crescendo, de acordo com o grupo brasileiro. "Até o fim da atual safra [de cana-de-açúcar], a companhia terá executado investimentos de R$1,6 bilhão em suas operações, principalmente nas áreas agrícolas e industriais de suas unidades", informou.
A Atvos também visa entrar em novos mercados, como de etanol de milho, de biometano – a partir da vinhaça e da palha dos canaviais – e de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

