Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest market news

Batatais compra usina da Cargill em SP

  • Market: Biofuels
  • 22/06/21

O grupo Batatais, empresa de açúcar e etanol do empresário Bernardo Biagi, acertou a compra da Central Energética Vale do Sapucaí (Cevasa), usina controlada atualmente pela multinacional americana Cargill. O valor do negócio não foi revelado.

Segundo a Batatais, a transição deve ser concluída em 30 a 45 dias e depende de um parecer positivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Cevasa está localizada em Patrocínio Paulista, a 15km de distância da Usina Batatais, em município de mesmo nome em São Paulo. Na safra passada (2020-21), a Batatais processou 4,4 milhões de t de cana-de-açúcar e destinou 45pc do caldo para a produção de etanol. Por sua vez, a Cevasa moeu 2,6 milhões de t e destinou 40pc para o etanol, além de ter gerado 113GWh de eletricidade a partir da queima do bagaço de cana.

O plano é que as duas plantas continuem operando, afirmou a Batatais em comunicado.

No início deste ano, a brasileira Copersucar assinou a compra de 50pc da participação da Cargill na Alvean, joint venture entre as duas companhias que lidera o mercado de açúcar. Com o acordo, concluído no início desse mês, a Copersucar consolida sua posição como a maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo.

A Cargill ainda detém participação na usina de cana e etanol de milho SJC Bioenergia, em Quirinópolis (GO), em gestão compartilhada com a brasileiro Grupo USJ.

Uma onda de fusões e aquisições toma a indústria da cana-de-açúcar brasileira desde o ano passado, à medida que usinas financeiramente sólidas compraram rivais endividados. Em outra consolidação recente, a Raízen adquiriu todo o controle da francesa Louis Dreyfuss no grupo sucroalcooleiro Biosev, em uma negociação que envolve troca de ações e pagamento em dinheiro. A fusão consolidou a posição da Raízen como o maior grupo sucroalcooleiro do país, com o controle de 35 usinas e 15pc da capacidade de moagem de cana no Brasil. Embora o negócio tenha sido aprovado pelo Cade, seu fechamento depende de pré-condições da aquisição.

A Batatais planeja moer 4,1 milhões de t de cana-de-açúcar na safra 2021-22, que teve início em março, quando a usina completou 36 anos de existência. O número representa uma redução em relação à última safra, quando foram moídas 4,4 milhões de t. A perspectiva inicial é de que sejam produzidos 6,5 milhões de sacos de açúcar de 50kg e 140.000m³ de etanol.


Sharelinkedin-sharetwitter-sharefacebook-shareemail-share
Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more