O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda do projeto de mineração de fosfatados da Yara, na Serra do Salitre, em Minas Gerais, para a produtora russa de fertilizantes Eurochem.
A Eurochem anunciou no mês passado o acordo de compra do projeto de fosfatados da Serra do Salitre por $410 milhões.
O Cade aprovou a transação sem restrições, segundo decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 6 de setembro.
A expectativa é que o projeto Serra do Salitre tenha uma capacidade anual de processamento de cerca de 1 milhão de toneladas (t) de fosfatados, produzindo MAP/NP, bem como SSP e TSP, em 2023. O projeto atingirá sua meta de produção em 2024, projetou a Eurochem no anúncio da compra.
O projeto tem capacidade de produção de 1,2 milhão de t/ano de rocha fosfática, com reservas de rocha de mais de 350 milhões de t.
A mina e a unidade de beneficiamento já estão operando, produzindo 500.000-600.000t de rocha fosfática. O projeto também incluirá uma planta de ácido sulfúrico, uma planta de ácido fosfórico e uma instalação de armazenagem de 400.000t para fertilizantes acabados.

