O Brasil recebeu garantias das autoridades russas e dos produtores de fertilizantes de que eles cumprirão os contratos de fornecimento com o Brasil mesmo após Moscou apresentar controles de exportação, informou o Ministério da Agricultura.
O anúncio foi feito depois de uma reunião na quinta-feira, em Moscou, entre a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, e autoridades russas, entre elas o ministro russo do desenvolvimento econômico Maksim Reshetnikov, e representantes das produtoras de fertilizantes Acron, Phosagro e Eurochem.
A Acron também se comprometeu a aumentar em 10pc suas exportações de fertilizantes para o Brasil, de acordo com a declaração oficial do Ministério da Agricultura brasileiro. A Rússia responde por cerca de 20pc das importações de fertilizantes do Brasil, segundo o Ministério.
Além disso, a Acron reafirmou sua intenção de manter as negociações para a aquisição dos ativos da Petrobras, em sua unidade de fertilizantes nitrogenados UFN-III, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.
A ministra brasileira também tem reunião marcada com o chefe executivo da Uralkali.
As reuniões ocorreram após o governo russo anunciar controles de exportação de fertilizantes à base de nitrogênio, assim como de DAP, MAP e fertilizantes complexos.

