A colheita da safra de soja 2021-22 alcançou 81,2pc da área cultivada até o final da semana passada, mantendo-se à frente do ritmo visto no mesmo período do ano passado.
Os trabalhos de colheita na semana encerrada em 2 de abril tiveram avanço de 5,4 pontos percentuais em relação à semana anterior, ficando 2,1 pontos à frente da mesma época do ano passado, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Conab monitora a safra nos 12 maiores estados produtores de soja - Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - que respondem por 97pc da área cultivada em todo o país.
O mais avançado é o estado de Mato Grosso, o maior produtor do Brasil, onde 99,6pc da área já foi colhida. Mato Grosso do Sul e Goiás também estão com ritmo avançado, com 99pc e 98pc dos trabalhos finalizados. O Rio Grande do Sul é o estado mais lento, com 19pc da área colhida até agora.
Milho
A colheita da primeira safra de milho da temporada 2021-22 atingiu 51,6pc da área estimada até 2 de abril, avanço de 4,5 pontos percentuais em relação à semana anterior e 1 ponto à frente da mesma época um ano antes.
A Conab monitora os nove maiores estados produtores de milho - Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - que respondem por 92pc da área cultivada em todo o país.
Para o milho de inverno, o plantio da safra 2021-22 está 99,5pc finalizado, um aumento de 1,3 ponto percentual em relação à semana anterior e 1,4 ponto à frente do mesmo período do ano passado.
O estado do Paraná é o único onde o plantio ainda não foi completado, com 97pc de progresso nos trabalhos.

