Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest market news

Porto do Açu exporta rocha fosfática da Eurochem

  • Market: Fertilizers
  • 16/01/23

A produtora russa de fertilizantes Eurochem está exportando 22.000 toneladas (t) de rocha fosfática da Serra do Salitre via porto do Açu, no Rio de Janeiro.

Essa é a primeira vez que ocorre uma exportação de rocha fosfática para a Europa via porto do Açu.

O processo de exportação faz parte de um acordo entre a Eurochem e o porto do Açu, segundo João Braz, diretor de terminais e logística do porto.

A carga será enviada para o porto de Antuérpia, na Bélgica, em um negócio entre a Eurochem Brasil e a Eurochem Bélgica, segundo uma fonte ouvida pela Argus. A rocha fosfática beneficiada no Brasil deverá ser utilizada como matéria-prima nas unidades europeias da Eurochem.

O acordo entre a Eurochem e o porto do Açu prevê mais cargas a serem exportadas até meados de 2024. O porto do Açu espera que os volumes através do corredor logístico Açu-Antuérpia cheguem a 100.000t-130.000t em 2023.

O acordo reforça a estratégia do porto do Açu de expandir suas operações de fertilizantes. O porto tem "fluxo logístico comprovado e suporte dos governos municipal e estadual" e "pode operar diversas cargas de fertilizantes", informou Braz.

O porto do Açu tornou o Rio de Janeiro um estado relevante para o setor de fertilizantes do Brasil desde 2020. Para atender à crescente demanda do terminal, o porto triplicará a capacidade estática de armazenamento do Terminal Multicargas com a inauguração de dois novos galpões no primeiro semestre de 2023. Hoje, o Terminal Multicargas possui um armazém com capacidade estática de 25.000t e em breve terá três armazéns com 75.000t de capacidade estática coberta. Os novos armazéns trarão uma capacidade operacional adicional de 500.000 t/ano e 550.000 t/ano para concentrado de cobre e fertilizantes, respectivamente.

A rocha fosfática da Eurochem foi beneficiada no projeto Serra do Salitre, em Minas Gerais, adquirido pela empresa em fevereiro de 2022. A mina e a planta de beneficiamento de rocha fosfática estão em operação, enquanto a produção de fertilizantes está prevista para começar em 2024. A empresa russa espera que a capacidade anual da instalação atinja 1 milhão de t de MAP/NP e TSP/SSP.

A rocha fosfática é a principal matéria-prima para a produção de fertilizantes fosfatados. O Brasil importou 1,9 milhão de t de rocha fosfática em 2022, principalmente do Peru, Egito e Marrocos, cada um representando cerca de 50pc, 18pc e 14pc, respectivamente. Isso representa um aumento de 6pc em relação às importações de 2021, que totalizaram 1,8 milhão de t. O Brasil exportou quase 722.200t de rocha fosfática em 2022, principalmente para o Paraguai, mais de sete vezes acima das quase 100.600t exportadas em 2021.


Sharelinkedin-sharetwitter-sharefacebook-shareemail-share
Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more